Search

INSTAGRAM: O FIM DA ERA DOS LIKES


Não sei se você reparou, mas o Instagram não está mais mostrando o número de pessoas que curtiram a sua publicação. Segundo a própria empresa, o objetivo é fazer com que “os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhamos, do que na quantidade de curtidas que recebem”. 

Em termos práticos, apenas o(a) dono(a) do perfil será capaz de visualizar quantas curtidas suas postagens receberam.

“Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram, e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias.”

Testes já foram feitos no Canadá em meados de maio e foi um sucesso. Agora é a hora do Brasil adotar as mesmas medidas, porém, ainda não estão em todas as contas. Houve uma seleção de perfis onde não estariam mais visíveis os likes para seguidores, buscando obter respostas se os usuários se acostumariam ou não, pois "é preciso analisar os efeitos da mudança sobre o usuários do aplicativo", segundo os representantes da rede social.


OPINIÃO DA EQUIPE GLOW:

A ideia é ótima, fará com que as pessoas se preocupem menos com o número de curtidas, com a aprovação dos outros, e foquem mais em si mesmas, no que gostam, no que se interessam, sem se preocupar tanto com o que os outros vão achar. Muitas pessoas ficam ansiosas, olhando a cada instante o Instagram para ver quantos likes ganharam numa publicação.

Like virou sinônimo de sucesso, e a falta dele, de ser desinteressante. Essa mudança no Instagram nos convida a parar com essa comparação em tempo real, a nos libertarmos dessa necessidade de aprovação online. E também a nos interessarmos em olhar uma publicação pelo conteúdo que ela tem e não porque muita gente curtiu.

Olhando para o lado comercial e profissional em relação aos criadores de conteúdo: Como será possível ver apenas o número de curtidas do seu próprio perfil, será interessante pois não existirá competitividade entre influenciadores do mesmo nicho — pois era muito provável que existia essa comparação mesmo que inconscientemente.

Também terá um grande impacto na hora de criar e compartilhar conteúdo nas redes sociais, onde o influenciador deverá entregar algo relevância e um propósito maior — vulgo marketing de conteúdo, se não, perde com mais facilidade espaço no mercado em que trabalha.

O número de likes servirá apenas de apoio na criação do mídia kit, juntamente com muitas outras ferramentas existentes na Conta Business, além de grande importância ao número de comentários e engajamento.

O que você achou dessa mudança? Conta para gente!


Um comentário

  1. Espero que continue assim! Fez uma semana e já me desacostumei com o famoso like.

    ResponderExcluir